Sem saber o que publicar? 60 ideias para posts no Instagram

Sem saber o que publicar? 60 ideias para posts no Instagram

O que publicar no Instagram do teu negócio

Uma das dúvidas mais comuns, no que toca à definição de uma estratégia para conseguir seguidores qualificados e clientes no Instagram, é: o que é que devo publicar?

A verdade é que tens um projeto ou negócio e queres fechar mais clientes através do Instagram é importante definires uma Estratégia de Conteúdo – ou seja, garantir que quando publicas estás a fazê-lo de uma forma que é alinhada com os teus objetivos, a tua oferta e a expectativas da tua audiência.

Se ainda não criaste um sistema para o teu conteúdo, recomendo-te espreitares este artigo: Como criar um Calendário Editorial, passo a passo – onde partilho contigo os passos para criares alguma organização e foco no conteúdo que partilhas.

Se sentes frequentemente dificuldade em ter novas ideias de conteúdo, tenho outro artigo que te poderá ajudar: Como ter novas ideias de Posts para o Instagram. Um artigo onde partilho contigo dicas e ferramentas para que nunca te faltem ideias de conteúdo.

Cuidados a ter ao aplicar estas ideias de conteúdo

Antes de partilhar contigo ideias para as tuas próximas publicações, deixa-me apenas partilhar 3 pontos importantes. Independentemente da ideia ou das ideias de conteúdo que escolhas aplicar no teu caso garante que tens em conta estas indicações.

1. Torna estas ideias relevantes para o contexto do teu projeto

Como é que podes relacionar a partilha que estás a fazer com o teu negócio?

Por exemplo, ao partilhar uma história pessoal podes fazer a ligação e explicar como esse momento mudou a forma como fazes algo no teu projeto.

2. Garante que abordas o tema de uma forma relevante para a tua audiência

Mesmo que estejas a abordar algo mais pessoal, como é que podes gerar uma conversa com as pessoas que te seguem – em vez de seres simplesmente tu a falares sobre ti? Tenta colocar o teu cliente no centro da tua estratégia.

3. Garante que a ideia que selecionas está em linha com os teus objetivos

Como vimos antes, é importante haver uma intencionalidade no conteúdo que partilhas. A ideia não é publicar por publicar ou para cumprir calendário, mas sim ajudar-te a atingir os teus objetivos. Garante assim que tens as tuas prioridades definidas e que as ideias que escolhes aplicar te ajudam a chegar onde queres chegar.

60 ideias de posts para o Instagram para quando não tens nada para partilhar

1. A história de como começou o teu negócio

2. Incentiva os teus seguidores a perguntarem-te o que quiserem e responde a tua na secção de comentários ou através de novas publicações

3. Promove a tua newsletter

4. Faz uma lista das contas ou marcas que te inspiram e recomenda-as

5. Partilha o feedback de um cliente

6. Uma dica que pode ajudar o teu cliente

7. Partilha o behind the scenes do teu negócio: algo que estejas a trabalhar neste momento ou algo que esteja a acontecer

8. Os valores da tua marca

9. Um facto divertido e surpreendente sobre ti

10. Partilha o teu espaço de trabalho

11. 3 factos sobre ti

12. Os valores da tua marca

13. Um facto divertido e surpreendente sobre ti

14. Quem ou o que é que te inspira

15. Partilha um método ou processo que pode ajudar o teu cliente

16. Partilha uma história sobre o teu percurso: como é que acabaste aqui?

17. Partilha uma novidade ou algo positivo que tenha acontecido recentemente

18. Qual foi o melhor e pior conselho que já recebeste (e porquê?)

19. Agradece às pessoas que te acompanham

20. O que fazias antes

21. Os teus hobbies: o que fazes fora do teu negócio

22. Algo sobre ti quando eras criança que ninguém imagina

23. Promove uma oferta: um produto ou um serviço

24. Uma frase ou opinião (e explica na publicação)

25. Os teus recursos ou ferramentas preferidas

26. O teu produto preferido (que pode ser útil também para o teu cliente)

27. A história por de trás do nome da tua marca

28. A história por de trás do teu logo

29. Uma lição que aprendeste

30. Passatempo preferido ou um hobby teu que ninguém saiba

31. Partilha a história com um cliente

32. A tua frase preferida

33. A tua área de trabalho

34. Responde a perguntas que recebes frequentemente (FAQs)

35. Recicla um post que teve ótima performance

36. Oferece algo à tua audiência (giveaway)

37. Como é o dia a dia no teu projeto

38. Partilha a foto que um cliente ou seguidor tirou do teu produto

39. Livros que te inspiram neste momento

40. Truques (que são interessantes para o teu cliente)

41. Mitos sobre a tua área

42. 5 coisas sem as quais não consegues viver

43. Uma introdução sobre ti (volta a apresentar-te para os novos seguidores=

44. 5 coisas que te fazem sentir grata/o

45. O teu porquê. A tua missão

46. Partilha um tutoria, passo a passo, útil para a tua audiência

47. Erros a evitar (pelo teu potencial cliente)

48. Quando é que começaste o teu projeto e porquê?

49. Qual foi o momento mais marcante até hoje no teu projeto?

50. Partilha uma história pessoal: algo marcante que definiu a pessoa que és hoje e a forma como estás no teu projeto.

51. Explica-me o que vendes: fala-me sobre os teus produtos ou serviços

52. Partilha um Caso de Estudo: um cliente que teve uma ótima experiência com o teu produto ou serviço

53. Faz uma colaboração com outra página: podes criar um post para outra conta e essa conta criar um conteúdo para a tua página

54. Partilha uma conquista

55. Partilha um fracasso e a lição

56. Partilha algo sobre os teus produtos que a tua audiência pode não saber

57. Mostra alguém a usar o teu produto

58. O que fazes e o que é que fazias antes

59. Algo sobre ti, de quando eras criança, que ninguém imagina

60. Um desafio que superaste

Queres mais ideias? E ideias mais específicas, que te ajudem a aproximar do teu cliente ideal e gerar negócio? Não percas: Ideias de Posts para o Instagram: 8 ideias de conteúdo para te inspirares, com 8 ideias de publicações que te ajudam a dares-te a conhecer ao teu público-alvo e mostrar a tua expertise.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético