Qual é o melhor horário para publicar no Instagram?

Descobre em que dias e a que horas deves publicar no teu perfil

Qual é o melhor horário para publicar no Instagram?

Se estás neste artigo provavelmente estás a tentar perceber qual é o melhor dia e horário para fazeres as tuas publicações no Instagram. E ainda bem que estás à procura dessa informação, porque neste artigo eu vou explicar-te, passo a passo, o que deves ter em consideração para descobrires qual é a melhor altura para publicares no teu perfil de Instagram.

Este vai ser o teu derradeiro guia para otimizares o horário em que publicas e partilhas conteúdo no Instagram. Vamos a isso?

Como descobrir o melhor dia e horário para publicar no Instagram

Para responder a esta questão e descobrir o melhor horário para publicares no Instagram, vou dar-te duas formas de teres acesso a esta informação. Por um lado, inferir através do teu público-alvo (o seu estilo de vida e comportamento) e por outro lado, uma abordagem mais analítica (onde vamos olhar para dados e estatísticas para perceber qual é o melhor horário para publicar).

Para descobrir o melhor horário a publicar tem em conta o teu público-alvo e o seu estilo de vida

Vamos começar por reflectir nos principais momentos que nós, enquanto utilizadores, estamos na plataforma. Normalmente os períodos do dia em que a maioria das pessoas está a utilizar o Instagram divide-se da seguinte forma:

  • De manhã (por volta das 9h);
  • À hora de almoço (por volta das 12h);
  • Na pausa no final do almoço (por volta das 15h);
  • Ao sair do trabalho (por volta das 18h);
  • E à noite (às 21h e depois à meia noite).

Com base nisto, quero que penses agora no teu cliente ideal. Pensa nos hábitos da tua audiência e o horário em que estão mais ativos. Por exemplo, uma mãe que está em casa vai utilizar o Instagram em horários diferentes do que uma pessoa que trabalha das 9 às 5.

Tendo em conta o estilo de vida e comportamento do teu público-alvo consegues assim inferir quais são os melhores momentos para estares ativo e publicares no Instagram.

Para otimizar o teu horário de publicação no Instagram olha para as tuas Estatísticas

Alternativamente, podes também analisar os dias e as horas em que o teu público e a tua comunidade estão online. Para acederes a esta informação no Instagram basta ires ao teu perfil, carregares no menu no canto superior direito, selecionar “Estatísticas”, carregar em “Público” e descer até onde diz “Seguidores”. Aí encontrarás as “Horas” e “Dias” em que os teus seguidores estão mais ativos (ou seja, os momentos em que estão na plataforma a interagir).

> Sabe mais sobre Estatísticas e como as interpretar para conhecer melhor a tua audiência neste artigo: Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil

Para saberes exactamente quando publicar podes ainda utilizar uma app que se chama “When to Post”, que te mostra a verde os dias e horário otimizado para publicar. Esta aplicação só disponível para iOS, mas é extremamente interessante e é a que utilizo para otimizar o meu horário de publicação no Instagram.

Fins de semana e feriados tendem a ter menos engagement (mas depende do teu nicho)

Regra geral, os fins de semana são dias de menor engagement (mas obviamente isto varia de conta para conta e do tipo de conteúdo que estamos a falar). Além disso, os feriados também não costumam ter grande desempenho uma vez que as pessoas não estão tanto ao telemóvel (por exemplo: Dia de Natal).

Tens alguma dúvida pendente ou algo que querias dizer sobre a otimização do horário de publicação no Instagram? Deixa um comentário na secção de comentários e responderei assim que possível!

Faz pin desta imagem para guardar este artigo

Continuar a ler:

Comentários

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético