8 segredos para escrever um post de Instagram que gera interação

Diz-me se te identificas: tens uma série de ideias e tópicos que queres desenvolver no teu Instagram mas acabas por não conseguir articular essas ideias ou se até as consegues desenvolver, sentes que o teu conteúdo não está a gerar a interação que gostarias.

Pois bem, para resolver esse problema, reuni neste artigo as 8 melhores dicas para criares conteúdo que não só capta a atenção das pessoas, como as faz compreender e interagir mais com o teu conteúdo.

Se gostavas de captar a atenção do teu público com o teu conteúdo e conseguir criar mais engagement, continua a ler. Vou partilhar contigo 8 segredos para criares conteúdo irresistível no Instagram.

1) Começa com um título ou uma fórmula

Tal como nos artigos de um blog, por exemplo, há um título, nas publicações do Instagram também devemos utilizar um título ou uma fórmula no início do post. Isso irá ajudar-nos a captar a atenção da nossa audiência, destacando rapidamente o benefício daquele post e garantindo assim que as pessoas carregam para ler todo o conteúdo.

As primeiras palavras que utilizamos na nossa descrição do Instagram são cruciais e utilizar um título ou fórmula é a melhor forma de garantir que rapida e eficazmente captamos a atenção das pessoas.

Há imensas fórmulas que podes utilizar para te ajudar a criar títulos cativantes.

Deixo-te algumas:

  • Como (ação) de forma a (resultado)
  • O segredo para (necessidade ou objectivo])
  • (número) coisas que precisas de saber para (resultado)
  • (número) mitos sobre (assunto)

Ainda a propósito destas fórmulas, não percas também: 7 fórmulas para captar a atenção para o nosso post ou artigo, onde partilho mais em pormenor outras ideias que podes utilizar para captar a tenção das pessoas logo no início da publicação.

2) Faz quebras. Torna o teu texto digerível

Percebes
como
ao
fazer
estas
quebras

… lês este texto de forma diferente?

Ajuda quem está do outro lado a ler e interpretar o teu texto, quebrando-o e tornando-o mais fácil de digerir. Se em vez de um bloco de texto gigante, apresentares vários módulos, devidamente divididos, estarás em muito melhores condições para captar e reter a atenção das pessoas.

A propósito disto, torna a leitura dos teus posts mais fácil, colocando espaços entre os parágrafos e linhas no Instagram. Para o fazeres, sem teres de recorrer a pontos ou caracteres para fazer os espaçamentos, vê este tutorial passo a passo: Como dar espaço na legenda do Instagram.

3) Transmite a tua personalidade e intenção

Escreve como falas. Faz-me sentir que estou contigo, numa conversa só entre nós.

Escreve errrrrado propositadamente.
E-XA-GE-RA
ou conta-me. um. segredo. bem. baixinho.

Transmite a tua personalidade e intenção através das palavras e da forma como as escreves. É imperativo eu sentir que estou contigo e que sinto essa ligação, caso contrário as pessoas desinteressam-se rapidamente e avançam para outro conteúdo que seja mais apelativo.

4) Usa frases simples e curtas

Outra regra e segredo importantíssimo de um bom copy é utilizar frases simples e curtas. Quando mais simples for o nosso texto, mais fácil é criarmos essa ligação no outro.

Se vires que tens frases e parágrafos muito longos, com ideias bastante complexas, tenta simplificar ao máximo. Isso irá ajudar-te a tornar o teu conteúdo mais atrativo.

5) Cria estrutura

Vês como neste artigo eu estruturei o conteúdo em pontos? 1, 2, 3…? Faz o mesmo para os teus posts no Instagram! Cria uma estrutura, divide o texto em tópicos e ideias. Tudo isto se relaciona novamente com a ideia de tornar o teu texto rapidamente digerível.

O melhor teste para saber se conseguiste criar estrutura e facilitar a leitura? No espaço de breves segundos o leitor têm de compreender exatamente o que queres transmitir. Faz esse teste com o teu próprio texto. Afasta-te do teu texto e vê se é claro o que estás a tentar transmitir e se a estrutura que criaste te ajuda a comunicar isso mesmo.

6) Repete-te

Repete números, expressões, frases, verbos. A repetição faz com que as ideias se fixem mais eficazmente e tornam o teu texto mais envolvente e cativante.

7) Usa emojis

Um emoji vale mais de mil palavras. Ah… espera, não é assim que se diz, pois não? Agora a sério, os emojis são excelentes aliados para conseguirmos comunicar mais eficazmente e emprestarmos personalidade à nossa mensagem.

DICA EXTRA: Para colocar emojis nos meus textos do Instagram, eu utilizo este site: emojipedia.org. Começo por escrever o meu conteúdo, dar os devidos espaços entre os parágrafos e depois pesquiso nesse site os emojis que quero utilizar. Depois disso, é só literalmente copiar e colar a descrição no Instagram, já com emojis. Simples!

8) Termina os teus posts com um call to action

A última dica ou segredo tem um impacto direto no teu engagement e interação. Se não incluis um call to action (ou em português, chamada para ação) no final dos teus posts, a partir de agora tens de o fazer. Um call to action é uma indicação, onde partilhamos com a nossa audiência a ação que gostaríamos que eles fizessem.

Para descobrires o teu call to action, basta pensares: no final deste post, o que é que eu gostaria que as pessoas que o leram fizessem? Que gostassem? Que partilhassem? Que comentassem? Que enviassem uma mensagem direta? Que fossem ao link na minha bio? Esse é exatamente o call to action que tens de incluir.

Agora conta-me: gostaste destas dicas? Tens alguma questão ou dúvida? Se sim, deixa-a aqui na secção de comentários e darei resposta assim que possível.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético