“O meu Instagram não cresce”: O que podes fazer hoje para mudar isso

5 estratégias que te vão ajudar a desbloquear o teu crescimento no Instagram

Há certos comportamentos, atitudes e crenças que temos que, sem nos apercebermos, nos atrasam, nos impedem de crescer. Foi precisamente a pensar nisso que tentei reunir aqui alguns dos maiores problemas e bloqueios que tantas de nós enquanto empreendedoras digitais sentimos neste nosso percurso pelo empreendedorismo.

Quer sejas empreendedora, freelancer ou criadora de conteúdo, tenho a convicção que pelo menos alguns destes pontos podem ser trabalhados. E se conseguires superar estes bloqueios e implementar estas soluções e estratégias estarás certamente em condições de acelerar o crescimento do teu negócio ou projecto e alcançar os teus objectivos estratégicos – no Instagram ou fora dele.

5 estratégias importantes para crescer no Instagram

1. Esquece a perfeição e abraça o progresso imperfeito

“Quando tiver o site pronto, aí sim partilho conteúdo no Instagram.”
“Quando tiver o set up e a câmara perfeitos, aí sim, tiro mais fotos.”
“Quando souber mais, aí sim partilho o que sei.”

Soa-te familiar? Todas nós contamos estas mentiras a nós próprias. Pára de esperar e começa a executar. Sim, vai ser imperfeito. Não, não vai ser como tu querias ou imaginavas. Mas todos estes passos imperfeitos vão-te aproximar da pessoa que ambicionas ser!

> A propósito deste tópico, não percas também este artigo: Como superar o perfeccionismo? 5 dicas para os empreendedoras perfeccionistas

2. Foca-te (em ti)

Esquece as mil e uma coisas que as outras pessoas da tua área estão a fazer. Esquece as parcerias, os lançamentos de livros, as entrevistas ou as presenças em eventos. Esquece o número de seguidores, comentários ou gostos das pessoas à tua volta.

Foca-te em ti. Foca-te no impacto que TU queres criar. No caminho que TU queres percorrer.

3. Para de “jogar pequeno”

Tu tens valor. Tens tanto para dar. Mereces mais e melhor! Então pára de “jogar pequeno”. Não tenhas medo de pôr Especialista, Coach, Chef ou Fotógrafa na tua bio. Não tenhas medo de vender o teu produto ou serviço. Isso é exactamente o que alguém do outro lado precisa!

Pensa comigo: se tens algo de valor, que pode ajudar alguém ou até mudar a sua vida ou negócio, tens obrigação de partilhar isso com o mundo. Caso contrário estás a fazer um desserviço a toda a gente que precisa do que tens para oferecer. Por isso mesmo pára de jogar pequeno e assume o teu valor e tudo o que tens para dar.

4. Para de te esconder

Tu sabes bem o que isto é:
Quereres falar sobre algo, mas não publicares.
Quereres partilhar aquela imagem, mas não avançares.

Diariamente a escolher o que mostrar ou não mostrar.
Diariamente a esconder tudo o que possa ferir susceptibilidades.

Escolher e esconder é… cansativo.
Mostra-te como és. O bom e o mau. Assume as tuas fraquezas, opiniões, valores e ideias.

Sabes porquê? Porque esse é o teu verdadeiro diferencial. As pessoas não compram um determinado serviço, compram quem o faz e por que o faz. Não compram um produto, compram tudo o que está por trás desse produto. Basta pensares porque escolhes certas marcas em vez de outras.

Por tudo isto, assume-te como és. Assume a tua história, as tuas opiniões, os teus valores, as tuas formas de pensar. É isso que as pessoas estão à procura, para te conhecerem, para conectarem contigo e fazerem parte da tua comunidade.

5. Esquece as métricas de vaidade e foca-te em servir a tua audiência

Não, o teu número de seguidores não diz nada sobre o teu valor. Não, o número de gostos, comentários ou partilhas não faz de ti melhor ou pior pessoa.

Esquece as métricas de vaidade e foca-te no que realmente importa:
servir a tua audiência o melhor que sabes.

Entre preocupares-te com o número de gostos que a tua publicação recebeu e preocupares-te se estás a dar valor à tua audiência, é preferível que te foques na segunda. Esse é o nosso propósito: ajudar pessoas, mudar a vida delas para melhor. Então porque é que estás preocupada com o que é acessório?

Agora diz-me nos comentários: Gostaste destas 5 dicas? Qual destes 5 pontos te marcou mais e fez sentido para ti?

Pessoalmente debato-me constantemente com o número 1 e é algo que tento trabalhar constantemente para superar.

Continuar a ler:

Comentários

4 respostas

  1. Olá Sara, seu conteúdo está me ajudando bastante.
    Os itens 3 e 4 foram os que mais me marcaram!!
    Obrigada por compartilhar conosco.

  2. Oii, Sara, teu conteúdo é muito top, já sigo você no Instagram, porém sua pagina aqui está todas no pin.Obrigado por incentivar a mim e outras pessoas.

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético