Como criar um Calendário Editorial, passo a passo

Para o teu perfil de Instagram ou Blog

Como usar um Calendário Editorial para fazer crescer o teu alcance e gerar mais clientes

Antes de mais, é importante começar este artigo com uma confissão: durante muito tempo eu não tinha um calendário editorial para o meu Blog ou Instagram.

Escrevia simplesmente quando me apetecia e quando me sentia inspirada por um determinado tópico. Ou seja, eu via algo que me inspirava e se visse que podia acrescentar algum valor aquele tópico, escrevia um post, dando a minha própria perspectiva.

Mas a verdade é que desde que comecei a planear o meu conteúdo, vi o meu alcance e interacção no Instagram, assim como tráfego do Blog, explodir! E por isso sei a importância e impacto que planear o nosso conteúdo pode ter no nosso negócio. Mas vamos por passos.

O que é um Calendário Editorial?

Um calendário editorial é basicamente um plano onde programamos todo o nosso conteúdo. Pode ser utilizado para blogs, contas de Instagram, canais do Youtube, etc.

Independentemente da plataforma, um calendário editorial ajuda-nos a mantermo-nos organizados e a planear o conteúdo com antecedência. Normalmente o calendário editorial é um calendário normal, onde incluímos duas informações básicas: tópico do conteúdo e data da publicação.

Como é que se cria um Calendário Editorial para o Instagram ou Blog?

Criar um calendário editorial – para Blog, Instagram ou outra rede social – é muito simples. Basta seguires este plano detalhado que criei.

1. Escolher os tópicos a cobrir

Numa primeira fase é preciso escolheres entre 3 a 5 tópicos que gostarias de abordar e ser conhecida por. Tenta ser o mais específica possível.

Por exemplo, no caso de uma blogger de viagens, 4 tópicos que fariam sentido seriam: 1) dicas de viagens, 2) guias de cidades, 3) recomendações dos melhores restaurantes e 4) recomendações dos melhores hotéis. Poderíamos ser ainda mais específicos e dizer, por exemplo, dicas de viagens na Europa, guias de cidades europeias e os melhores restaurantes e hotéis na Europa.

A ideia aqui é construir um leque forte de categorias, que te permitam ter sempre algo novo para falar, mas sem ser confuso, para evitar aquela sensação de não saber o que escrever.

2. Escrever todas as ideias que te surgem

O próximo passo é escrever todas as ideias que te vêm à cabeça relacionadas com os tópicos que escolheste. Pode ser no computador, num Google Doc ou numa aplicação tipo Asana ou Trello. O importante é ires anotando o máximo de ideias possível. Não interessa se achas que o tópico é estranho ou se vai resultar ou não. A ideia aqui é simplesmente escrever o que te vem à cabeça.

Se precisares de inspiração, pesquisa as tuas palavras-chave no Google ou no Pinterest. Faz este exercício durante pelo menos 20 minutos ou até teres 20/30 ideias de posts que gostes e aches que faz sentido.

> A propósito de gerar ideias, não te esqueças de ler este artigo, onde desenvolvo este tópico em mais detalhe: Como ter constantemente ideias para postar no Blog e Instagram

> E este artigo onde partilho, passo a passo, todas as ferramentas que precisas de utilizar para planear conteúdo que as pessoas estão à procura: SEO: 8 ferramentas a utilizar quando estás a planear criação de conteúdo

3. Escolher a frequência de publicação

Agora que tens uma série de ideias para artigos que queres escrever, é altura de colocar esses artigos no calendário. Para isso, precisas primeiro de definir a tua frequência de publicação.

Há pessoas que publicam todos os dias e há pessoas que publicam uma vez por semana. Depende muito da tua situação e objectivos. É importante definires uma meta com a qual te possas comprometer, por isso, tenta ser realista na frequência que defines.

4. Escolher o sítio onde guardas o teu calendário

Há vários sites e plataformas, umas grátis e outras pagas, que são perfeitas para colocares o teu calendário editorial – como, por exemplo, o Google Calendar, um ficheiro Excel ou a aplicação Trello.

Pessoalmente eu gosto imenso de visualizar na minha secretária os conteúdos que tenho de desenvolver e publicar e por isso gosto de ter uma cópia física do meu calendário editorial. É basicamente uma folha de papel com o calendário daquele mês com a indicação dos posts que quero publicar e em que dias.

Podes aceder aos templates dos calendários que utilizo neste site. Basta selecionares o mês, fazeres download e imprimir.

5. Colocar o conteúdo no calendário

Agora que já escolheram a plataforma onde querem guardar o vosso calendário, é altura de colocar lá os tópicos a desenvolver. Pensem na ordem dos posts e o que vão precisar de produzir para cada um deles.

Podem também tentar ser estratégicos nesse planeamento, pensando também nos lançamentos que têm nos próximos meses ou, por exemplo, ter dias específicos para determinados tópicos ou categorias.

Para o Instagram, por exemplo, pode ser uma boa opção planear o conteúdo a criar para preparar a nossa audiência para o lançamento de um determinado produto ou serviço. Por exemplo, se vou lançar um Ebook com receitas fáceis para apenas uma pessoa, nas semanas anteriores ao lançamento convém desenvolver conteúdo dentro desse tema para ir atraindo um público que se identifique com aquela necessidade.

No caso de um blog por exemplo, posso definir determinados dias para determinados tópicos, como, por exemplo, às segundas-feiras vou partilhar Guias de Cidades, às quartas Melhores Hotéis e às sextas os Melhores Restaurantes.

6. Reavaliar e repetir

Depois do calendário editorial pronto é importante revisitar o documento e mantê-lo actualizado. Podes escolher planear conteúdo para o próximo mês ou para os próximos 3 ou 6 meses. Depende das ideias que geraste e do tipo de plataforma (se estamos a planear para o Instagram, para o blog ou outra rede social). Mas antes de chegares ao fim do teu calendário e completares todos os conteúdos planeados é importante que voltes a repetir este processo, fazendo nova pesquisa e escrevendo dezenas de novas ideias, para que tenhas o teu calendário editorial sempre actualizado.

Resumo: como criar um Calendário Editorial para o Instagram ou Blog em 6 passos

  1. Escolher os tópicos a cobrir (entre 3 a 5 tópicos);
  2. Escrever todas as ideias que te surgem;
  3. Escolher a frequência de publicação;
  4. Escolher o sítio onde guardas o teu calendário;
  5. Colocar o conteúdo no calendário;
  6. Reavaliar e repetir.

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Sara Vieira

Sara Vieira

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético